terça-feira, 4 de novembro de 2014

A importância de pesquisar sobre a função que pretende fazer

Discute-se alguns pontos de nossa experiência na Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (CEPPE) no que diz respeito à importância da pesquisa e da iniciação científica na formação dos alunos de Psicologia e ao perfil do professor-orientador. Por meio da avaliação dos projetos de pesquisa o CEPPE tem proporcionado uma interlocução com professores-orientadores e alunos-pesquisadores mediada por: respeito e adequação às normas técnicas; discussão metodológica; ampliação dos horizontes temáticos; e valorização dos princípios éticos envolvidos em todo o processo de pesquisa. A contínua interlocução entre CEPPE e professores-orientadores vem possibilitando a formação de uma equipe de especialistas capaz de realizar nesta modalidade de produção discente a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Discute-se a importância do professor-orientador ter clareza do objetivo didático-pedagógico de retirar o aluno de uma postura passiva, convidando-o a um envolvimento ativo com questões e problemas contemporâneos da Psicologia, de modo que possa colocar-se no lugar daquele que constrói e ressignifica o conhecimento e a atuação do psicólogo.

Exemplo:
Conrado Ramos:

Doutor em Psicologia (Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista, na qual coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação, recebe financiamento de pesquisa do Programa Individual de Pesquisa para Docentes e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

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